Você sabia?


Você sabia que Andaluzia tem uma tradição milenar no cultivo das vinhas e na elaboração de vinhos, que ostentam um grande prestigio e fama em todo o mundo??!!

 
Os vinhos andaluzes são de uma estirpe de vinhos antigos como os Portos, Madeiras, Marsalas, nascidos nos séculos XVI e XVII no auge do comercio marítimo.

Mais de 70% dos vinhedos andaluzes estão amparados por alguma das denominações de origem estabelecidas, Condado de Huelva, Jerez, Malaga, Manzanilla – San Lucar de Barrameda, Moriles – Montilla e Sierras de Málaga. E 16 áreas geográficas com direito a serem  classificadas como Vinos de La Tierra, e  Vinos de Calidad, um primeiro passo  para denominação de origem.





A Gastronomia

Andaluzia possui uma rica 
gastronomia, é muito variada com grandes diferenças entre o litoral e o interior, a gastronomia andaluza forma parte da dieta mediterrânea, muito vinculada ao uso do azeite de oliva, principal produto da sua agricultura.
Os frutos secos,  peixes e frutos do mar, as saladas e sopas frias de legumes e hortaliças, fazem parte da dieta do litoral.
Já no interior as carnes, com seus presuntos ibéricos e seus embutidos, os cabritos e cordeiros, os potajes (ensopados) com lentilhas, feijão branco, favas ou grão de bico, as migas  uma espécie de cuscuz, o rabo de toro (rabada) e no capitulo das sobremesas, os doces com influencia Andalusí feitos a base de mel,  e amêndoas.

Iremos comentando sobre os vinhos e a gastronomia de Andaluzia, dando receitas e a harmonização. 

BREVEMENTE CURSO DE PAELLA E HARMONIZAÇÃO DE VINHOS NO CENTRO DE CULTURA FLAMENCA LA TABERNA