Nuestra Señora del Rocío, (carinhosamente chamada de "Blanca Paloma" pelo povo andaluz) imagem de Belo Horizonte
HISTÓRICO DA ROMERIA DE LA VIRGEN DEL ROCÍO
No século XV, um caçador chamado Gregório Medina, estava caçando, quando os cães pararam perto de uma arvore centenária e latiam muito, como se tivessem farejado uma presa. Os latidos eram tantos e os cães, que não saiam de perto da arvore, chamaram a atenção do caçador que procurando pela presa. Encontrou uma imagem de uma Virgem, que mais parecia de uma boneca, e, extasiado, pensou em leva-la para a cidade mais próxima, que era Almonte, porém uma força maior obrigou-o a deixar no tronco, escondida, a imagem sagrada da Virgem e, contando a um e outro que Maria de los Remédios me llamó, como diz a lenda, em poucos dias, já começava a ir em peregrinação até a imagem da Virgem. Várias pessoas para constatar o que estava contando o caçador.
Trataram tirar a Virgem do tronco da arvore, mais os bois que puxavam as carroças, não conseguiam sair do lugar. Então decidiram construir uma Ermita para a Virgem, que era a Madre de las Rocinas, a Virgen del Rocio, a Blanca Paloma, como é chamada pelos espanhóis.
Não é uma lenda, porem um fato real, e a partir daí foram atribuídos vários milagres à Virgen del Rocio.
ROCIO é um povoado, que fica ao sul da Espanha, em Almonte, na Província de Huelva. Em Andalucía. Todos os anos, os romeiros viajam em carroças e cavalos, de todas as partes de Espanha. Ilhas Canárias, EstadosUnidos, África do Sul, Europa e Brasil, para participar da Romaria, junto com as Hermandades, que acontece em Pentecostes.
A primeira Hermandad foi fundada em 1758 e é Villamanrique de la Condesa, de Sevilha, sendo que hoje existem mais de 100 Hermandades de várias cidades da Espanha, registradas, que tem obrigações de cunho religioso, social e festivo. Vão, durante uma semana, cantando e dançando Sevillanas , Rezando, celebrando missas, ao som de castanholas, tambores e flautas e vestidos à moda andaluza, e no último dia, que é Segunda-Feira de Pentecostes, encontram-se todas as Hermandades, na cidade de Rocio, sendo celebrada a missa Nesta hora, a imagem de ouro da Virgen Del Rocio é retirada da Igreja e somente os homens, os Almonteños podem carrega-la. São milhares de fiéis, venerando e gritando Viva la Virgen Del Rocio, Viva la Blanca Paloma. É emocionante ver a Virgem e a fé do povo espanhol, principalmente d andaluz.
Desde 1992 La Taberna Centro de Cultura Flamenca organiza a Romeria del Rocío em Belo Horizonte, sempre em carater filantrópico, recolhendo donativos para as mais diversas entidades, como a Santa Casa, o Servas, a AMAS, creches ou assilos que o solicitam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário