A Romería

Romería del Rocío




História da Romería del Rocío


No século XV, um caçador chamado Gregório Medina, estava caçando, quando os cães pararam perto de uma arvore centenária e latiam muito, como se tivessem farejado uma presa. Os latidos eram tantos e os cães, que não saiam de perto da arvore, chamaram a atenção do caçador que procurando pela presa. Encontrou uma imagem de uma Virgem, que mais parecia de uma boneca, e, extasiado, pensou em leva-la para a cidade mais próxima, que era Almonte, porém uma força maior obrigou-o a deixar no tronco, escondida, a imagem sagrada da Virgem e, contando a um e outro que Maria de los Remédios me llamó, como diz a lenda, em poucos dias, já começava a ir em peregrinação até a imagem da Virgem. Várias pessoas para constatar o que estava contando o caçador. Trataram tirar a Virgem do tronco da arvore, mais os bois que puxavam as carroças, não conseguiam sair do lugar. Então decidiram construir uma Ermita para a Virgem, que era a Madre de las Rocinas, a Virgen del Rocio, a Blanca Paloma, como é chamada pelos espanhóis. Não é uma lenda, porem um fato real, e a partir daí foram atribuídos vários milagres à Virgen del Rocio.






ROCÍO é um povoado, que fica ao sul da Espanha, em Almonte, na Província de Huelva, em Andalucía. Todos os anos, os romeiros viajam em carroças e cavalos, de todas as partes de Espanha.,Ilhas Canárias, Estados Unidos, África do Sul, Europa e Brasil, para participar da Romaria, junto com as Hermandades, que acontece em Pentecostes.


A primeira Hermandad foi fundada em 1758 e é Villamanrique de la Condesa, de Sevilha, sendo que hoje existem mais de 100 Hermandades de várias cidades da Espanha, registradas, que tem obrigações de cunho religioso, social e festivo. Permanecem durante uma semana, cantando e dançando Sevillanas , Rezando, celebrando missas, ao som de castanholas, tambores e flautas e vestidos à moda andaluza, e no último dia, que é Segunda-Feira de Pentecostes, encontram-se todas as Hermandades, na cidade de Rocio, sendo celebrada a missa. Nesta hora, a imagem de ouro da Virgen Del Rocio é retirada da Igreja e somente os homens, os Almonteños podem carrega-la.

São milhares de fiéis, venerando e gritando Viva la Virgen Del Rocio, Viva la Blanca Paloma!


Desde 1992 La Taberna Centro de Cultura Flamenca organiza a Romeria del Rocío em Belo Horizonte, sempre em caráter filantrópico, recolhendo donativos para as mais diversas entidades,como a Santa Casa, o Servas, a AMAS, creches e asilos.

Imagem da Virgen del Rocío existente em Belo Horizonte: 



Materiais sobre a  Romeria: